Credit Solutions

Crédito Pessoal

Encontramos soluções para os seus projetos pessoais

Calcule a sua prestação mensal, sem compromisso

Concretize projetos pessoais, faça obras em casa, invista na sua educação, contrate serviços de saúde ou faça aquelas férias que tanto precisa.

 

Encontramos a melhor solução para si.

Fale hoje connosco, tome uma decisão informada e sem custos.

O que precisa de saber

O crédito pessoal destina-se a financiar a aquisição de bens ou serviços, nomeadamente viagens, serviços de saúde ou educação, pagamento de dívidas ou outros. Poderá ser contratado sem uma finalidade específica. 

 

São definidas taxas máximas para esta modalidade de crédito, pelo que as entidades não podem conceder créditos em que as TAEG (Taxas Anuais de Encargos Efetivas Globais) ultrapassem o valor máximo em vigor. As taxas variam de acordo com a finalidade do crédito. 

 

Os montantes a financiar neste tipo de crédito variam entre os €250 e podem ir até a um máximo de €50.000. 

 

Antes de contratar um crédito, deve analisar a sua condição financeira, a finalidade do crédito e as condições que pretende para que possa tomar uma decisão bem informada.  De seguida, é importante que pesquise e compare as diferentes opções de crédito disponíveis.

 

É igualmente importante informar-se sobre as taxas de juro e os restantes encargos adicionais, como é o caso das taxas de abertura de crédito, o seguro, as taxas bancárias e outros que afetam diretamente o custo total do empréstimo. Além disso, deve conhecer os termos e condições do crédito, assim como estar informado sobre as suas obrigações e direitos.

A documentação necessária pode variar consoante a instituição bancária, mas geralmente pedem os seguintes documentos:

  • Documento de identificação legível e atualizado; 
  • Declaração de vínculo contratual, emitida pela entidade patronal, ou comprovativo de inscrição de atividade nas Finanças para trabalhadores independentes; 
  • Comprovativo de Rendimentos;
  • Comprovativo de Morada (ex: fatura da luz, água, telefone, etc);
  • Comprovativo de IBAN nominativo de um dos titulares do contrato;
  • Comprovativo de Pensão (se aplicável).

O seguro pode ser exigido pela instituição bancária, pois é uma forma de proteger a entidade em caso de incumprimento no pagamento do crédito. Para quem contrata um crédito, é uma garantia que consegue fazer face às suas obrigações em caso de desemprego ou outro contexto delicado. 

 

Note que os seguros não são obrigatórios serem contratados na instituição bancária onde está a realizar o crédito pessoal. Pesquisa, analise e compare as condições de outras entidades.

– Analise a sua situação financeira: calcule as despesas variáveis e fixas que detém atualmente para ter uma visão clara sobre a sua atual situação financeira. Adicionalmente, quando pedir um crédito não omita informações ou dê informação errada sobre a sua situação financeira, para que a instituição financeira possa realizar uma avaliação cuidadosa.  

– Mantenha as expetativas realistas: Faça contas e analise o valor que pode disponibilizar do seu orçamento mensal. É aconselhado alocar apenas 1/3 do seu orçamento a despesas fixas.

– Seja claro nos objetivos: Comece por avaliar se é momento oportuno para recorrer ou crédito ou se há alternativas. De seguida, estabeleça em que condições pode suportar o contrato: é mais adequado ter um prazo mais longo da dívida? Preocupa-o a subida das taxas de juro e prefere optar pela taxa fixa? Avalie os diferentes cenários e opte por aquele que for mais adequado à sua situação financeira. 

– Cultive hábitos de poupança: É importante que tenha um fundo de emergência para eventuais imprevistos. Reveja o seu orçamento e coloque mensalmente uma parte para poupança.

– Informe-se bem sobre as condições do crédito: Antes de avançar informe-se devidamente sobre as condições do crédito, nomeadamente o prazo de pagamento, as mensalidades, possíveis penalidades mediante incumprimento ou pagamento antecipado e as políticas de renegociação. 

– Recorra ao crédito com moderação: Evite ter diferentes créditos ativos. Em caso de imprevistos, poderá não conseguir fazer face a todas as prestações e entrar em sobre-endividamento.

– Mantenha as suas contas regularizadas: Caso tenha situações anteriores de incumprimento de pagamento, poderá dificultar o pedido de um novo crédito. Por essa razão, consulte o seu mapa de responsabilidades de crédito ao Banco de Portugal para conhecer a sua situação.

O processo de pedido de um crédito pessoal compreende as seguintes fases: 

  • Analise cuidadosamente a sua situação financeira;
  • Pesquise e compare diferentes ofertas de financiamento;
  • Selecione a Instituição financeira para o financiamento;
  • Envie a documentação necessária;
  • Aprovação do crédito;
  • Assinatura de Contrato;
  • Receba o seu financiamento. 

Na Credit Solutions podemos apoiá-lo a tomar a melhor decisão sobre o financiamento. Temos uma equipa especialista em crédito que vai acompanhá-lo, de forma personalizada e gratuita, para estar informado sobre as diferentes opções e a que melhor se adequa à sua situação financeira.

Pedido de Contacto

Aconselhamento personalizado e gratuito no processo de financiamento