Credit Solutions

Crédito Habitação

Um crédito habitação à sua medida

Calcule a sua prestação mensal, sem compromisso

Sabemos que a compra de casa é uma das decisões mais importantes da vida dos nossos clientes e é por isso que encontramos soluções de crédito à medida para os diferentes perfis, junto dos nossos parceiros.

Duas colunas
Vertical
Horizontal
Crédito Habitação
Resultados
Nome Total
"{{getWooProductName}}" has been added to your cart
Have a promocode?
Promocode Hide Show

Temos uma ampla rede de bancos e entidades financeiras parceiras.

O que precisa de saber

O crédito habitação é um pedido de financiamento para a aquisição ou construção de habitação própria, aquisição ou manutenção de direitos de propriedade ou pagamento de sinal para a aquisição de um imóvel para habitação.

Antes de contratar um crédito, deve analisar a sua condição financeira, a finalidade do crédito e as condições que pretende para que possa tomar uma decisão bem informada.  De seguida, é importante que pesquise e compare as diferentes opções de crédito disponíveis.

 

É igualmente importante informar-se sobre as taxas de juro e os restantes encargos adicionais, como é o caso das taxas de abertura de crédito, o seguro, as taxas bancárias e outros que afetam diretamente o custo total do empréstimo. Além disso, deve conhecer os termos e condições do crédito, assim como estar informado sobre as suas obrigações e direitos.

O processo pode prolongar-se até três meses, dependendo de várias circunstâncias. Assim as etapas do processo passam por:

  • Encontrar o seu futuro imóvel (se aplicável);
  • Analisar cuidadosamente a sua situação financeira;
  • Pesquisar e comparar diferentes ofertas de financiamento;
  • Selecionar a Instituição financeira para o financiamento;
  • Enviar a documentação necessária (ver no ponto seguinte a documentação necessária);
  • Obter a pré-aprovação do crédito habitação;
  • Avaliar o imóvel;
  • Obter a aprovação do crédito;
  • Realizar a escritura de compra e venda;
  • Receber o seu financiamento. 

Na Credit Solutions podemos apoiá-lo a tomar a melhor decisão sobre o financiamento. Temos uma equipa especialista em crédito que vai acompanhá-lo, de personalizada e gratuita, para estar informado sobre as diferentes opções e a que melhor se adequa à sua situação financeira.

A documentação necessária pode variar consoante a instituição bancária. No entanto, numa primeira fase, a de análise e pré-aprovação, geralmente são solicitados os seguintes documentos: 

  • Documento de identificação legível e atualizado; 
  • Declaração de vínculo contratual, emitida pela entidade patronal, ou comprovativo de inscrição de atividade nas Finanças para trabalhadores independentes; 
  • Última declaração de rendimentos e respetiva nota de liquidação do IRS; 
  • Comprovativo de Morada (ex: fatura da luz, água, telefone, etc);
  • Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal; 
  • Informações sobre o imóvel que pretende adquirir.

A exigência de um fiador pode variar de acordo com a instituição bancária e do risco de endividamento que apresenta. A instituição financeira irá realizar uma avaliação à sua situação financeira para entender se tem capacidade para suportar o encargo com o crédito habitação. Esta capacidade é calculada através da sua taxa de esforço. 

 

A taxa de esforço é uma medida usada pelos bancos para avaliar a capacidade de pagamento de um empréstimo pelo cliente face ao seu rendimento mensal. Para melhorar a taxa de esforço, pode renegociar as condições dos seus créditos, incluir um plano de pagamento mais longo, com prestações mais baixas, ou uma taxa de juro mais baixa. 

A obrigatoriedade de um seguro de vida e multirriscos pode variar de acordo com a instituição financeira. Na maioria dos casos, é exigido um seguro de vida e multirriscos. Porém, os mesmos não são obrigatórios serem contratados na instituição bancária onde está a realizar o crédito habitação. Pesquise, analise e compare as condições de outras entidades.

O seguro de vida destina-se a precaver o credor e a sua família em caso de morte ou invalidez, garantindo que o empréstimo é pago nestas circunstâncias. O seguro multirriscos cobre eventuais prejuízos no imóvel decorrentes, por exemplo, de um incêndio, roubo, inundações, entre outros. 

Os seguros pretendem proteger a entidade em caso de incumprimento no pagamento do crédito. Para quem contrata um crédito, é uma garantia que consegue fazer face às suas obrigações em caso de desemprego ou outro contexto delicado. 

A idade mínima permitida para contratar um crédito habitação é de 18 anos. Quanto à idade máxima permitida varia consoante as instituições financeiras. Na maioria das entidades é de 75 anos. 

 

Dar nota que, no caso de mais do que um titular no crédito, a idade considerada é a do titular mais velho. 

– Analise a sua situação financeira: calcule as despesas variáveis e fixas que detém atualmente para ter uma visão clara sobre a sua atual situação financeira. Adicionalmente, quando pedir um crédito não omita informações ou dê informação errada sobre a sua situação financeira, para que a instituição financeira possa realizar uma avaliação cuidadosa.  

 

– Mantenha as expetativas realistas: Faça contas e analise o valor que pode disponibilizar do seu orçamento mensal. É aconselhado alocar apenas 1/3 do seu orçamento a despesas fixas.

 

– Seja claro nos objetivos: Comece por avaliar se é momento oportuno para recorrer ou crédito ou se há alternativas. De seguida, estabeleça em que condições pode suportar o contrato: é mais adequado ter um prazo mais longo da dívida? Preocupa-o a subida das taxas de juro e prefere optar pela taxa fixa? Avalie os diferentes cenários e opte por aquele que for mais adequado à sua situação financeira. 

 

– Cultive hábitos de poupança: É importante que tenha um fundo de emergência para eventuais imprevistos. Reveja o seu orçamento e aplique mensalmente uma parte para poupança.

 

– Informe-se bem sobre as condições do crédito: Antes de avançar informe-se devidamente sobre as condições do crédito, nomeadamente o prazo de pagamento, as mensalidades, possíveis penalidades mediante incumprimento ou pagamento antecipado e as políticas de renegociação. 

 

– Recorra ao crédito com moderação: Evite ter diferentes créditos ativos. Em caso de imprevistos, poderá não conseguir fazer face a todas as prestações e entrar em sobre-endividamento.

 

– Mantenha as suas contas regularizadas: Caso tenha situações anteriores de incumprimento de pagamento, poderá dificultar o pedido de um novo crédito. Por essa razão, consulte o seu mapa de responsabilidades de crédito ao Banco de Portugal para conhecer a sua situação.

Pedido de Contacto

Aconselhamento personalizado e gratuito no processo de financiamento